
O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, através do Secretáriado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional, organiza de 23 de Novembro a 08 de Dezembro do ano corrente uma monitoria em matéria de SAN, a actividade envolve técnicos de vários sectores tais como: MASA, MISAU, MIC, MMAIP, MINEDH e MOPH e importa frisar que o mesmo decorre a nível Nacional e será feito aos agregados familiares.
A monitoria que decorre em todo País de 23 de Novembro á 08 de Dezembro do ano corrente tem como objectivos os seguintes:
1 – Avaliar o estado de segurança alimentar e nutricional dos agregados familiares, crianças menores de 5 anos e mulheres gravidas;
2 – Avaliar a situação de indicadores nomeadamente o acesso e consumo de alimentos pelos agregados familiares;
3 – Propor medidas de curto prazo a médio prazo para mitigar os efeitos da falta de chuvas.
Metodologia
A avaliação adoptou uma metodologia quantitativa baseada em entrevistas aos agregados familiares e medições do perímetro branquial em crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas. O inquérito vai cobrir as 10 províncias do país.
Com efeito, um grupo irá dedicar-se ao levantamento de dados sobre segurança alimentar e outro sobre situação nutricional de crianças e mulheres. Neste sentido, esta ronda contará com o envolvimento de pessoal qualificado em matéria de nutrição.
Resultados Esperados
• Relatório da avaliação quantitativa de segurança alimentar e nutricional aguda;
• Actualizada a situação de insegurança alimentar por província;
• Conhecida a situação nutricional de crianças menores de 5 anos e mulheres gravidas;
• Proposta de recomendações para os agregados familiares, crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas;
Para a realização desta monitoria o SETSAN contou com os apoios da UNICEF, PMA e FAO.
Danila Cumbane
SISAN